Existem vários conceitos e abordagens sobre o Coaching, que exploraremos a seguir com objetivo de esclarecer os termos chaves: Coaching, Coach e Coachee. Iniciaremos com definições de Coaching segundo a Global Coaching Community :

“Coaching é a parceria entre Coach (profissional) e cliente (Coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente. ”

“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha, e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”

“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano, onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”

José Roberto Marques trata Coaching como um processo, que utiliza técnicas e ferramentas e recursos de diversas ciências produzindo mudanças positivas e duradouras, fazendo com que as pessoas atinjam o seu potencial máximo e alcance suas metas. Destaca ainda que o processo utilizado pelo Coach  é aplicável em todos os aspectos da vida de uma pessoa, permitindo que ela alcance o pico de suas potencialidades – o que em geral, não se consegue sozinho.

Ressata-se que Coaching diferencia-se dos processos terapêuticos, consultoria e aconselhamento.  O Coaching não foca o passado, o que é típico do processo terapêutico, é um processo que visa o futuro e eventualmente retorna ao passado para ressignificar eventos que possam estar impedindo o desenvolvimento pessoal do Coachee, interferindo no seu modo de agir. Tão pouco o Coaching é consultoria, pois o Coach não é um especialista, que se propõe a dar soluções prontas para os diversos problemas.

O papel do Coach é demonstrar para o indivíduo que ele tem as respostas dentro de si, auxiliando-os a encontrá-las. Também não é conselheiro, pois não decide pelo Coachee, não aponta soluções, nem dá conselhos indicando o melhor caminho. Burton faz uma abordagem em que inclui o papel do Coachee na definição do processo de Coaching. O autor ressalta que Coaching é uma parceria criativa entre duas pessoas, que inspira um novo pensamento e conduz a mudanças. Desta forma Coaching é o resultado do relacionamento de duas pessoas que compartilham conhecimento, cocriam e planejam para acelerar  alcancar as metas e  atingir objetivos.

Marques (2015b) corrobora com esta visão, colocando como centro do processo de Coaching, o Coachee. O processo tem como objetivo maior o autoconhecimento do Coachee e as respostas para o autoconhecimento que está dentro dele mesmo. O Coach é aquele que apenas apoia com estímulos externos levando o tutelado à reflexão, mas sempre as soluções surgirão do próprio Coachee. Uma das máximas do Coaching é “Ouse ir Além”. Para ir além é necessário ter metas, objetivos e motivação para atingi-las. No entanto a tomada de decisão e ação para o sucesso destas metas e objetivos ocorrerá se o Coachee alinhar as metas e objetivos a sua lenda pessoal.

O Coach usa uma sistemática, ferramentas e técnicas, que aplicados em sessões de atendimento tem o potencial de gerar uma mudança de mindset no Coachee por meio do autoconhecimento. Mindset, termo comum no vocabulário de origem inglesa, tem como tradução literal mente configurada ou configuração da mente. Mas, afinal,  como compreender esta configuração da mente?

Para responder a esta questão é interessante pensarmos na metáfora citada por Conrado Adolpho .  Ele considera que a mente é um computador onde estariam instalados vários softwares, alguns bons, outros nem tanto. Este conjunto de hardware e software determina a forma como você vê o mundo e como toma decisões. Quando existem softwares que indicam soluções ruins ou inadequadas impedindo ou retardando, que você atinja os seus objetivos, é hora de mudar o software ou mudar o mindset.

Este modo como se vê o mundo é como um mapa formado pelas crenças e valores. As  crenças e valores determinam quem somos e como cada um toma as decisões. Se o mapa está contribuindo para não atingirmos nossos objetivos é importante repensar e reescrever um novo mapa. Autoconhecimento, autoconsciência das limitações gera decisão de mudança de mindset. A consolidação de uma nova configuração da mente ocorre quando o Coachee realiza ações em direção aos objetivos por ele estabelecidos. Sem ação, ou ações, não será possível avançar, não será possível cocriar e o processo de Coaching está incompleto e fadado ao insucesso.

O sucesso no Processo de Coaching ocorre quando o Coach compreende as reais necessiaddes do Coachee, e o Coachee compremetido realiza as ações definidas em comum acordo para cumprir um plano de ação para atingir os resultados desejados.