O termo empreendedorismo foi usado pela primeira vez em 1725 pelo economista Richard Cantillon, que dizia ser entrepeneur um indivíduo que assume riscos.

Apesar de outras citações do termo foi popularizado com a Teoria da Destruição Criativa de Joseph Shumpter, e ele associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico.

O empreendedor é aquele que assume riscos é aquele que assume riscos e começa um empreendimento do zero. O empreendedor tem a capacidade antecipar necessidades futuras.

Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica o processo de destruição criativa,  que é o princípio que fundamenta o desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. O agente básico deste processo de destruição criativa é o empreendedor.

O que é ser empreendedor

Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.  Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias de forma criativa e assume riscos para investir nas suas ideias.

O empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.

Algumas características comportamentais são essenciais para o empreendedor de sucesso.

Características comportamentais do empreendedor de sucesso

Busca de oportunidade e iniciativa  

Um empresário de sucesso está sempre atento às oportunidades de negócio no mercado.  Para aproveitar as oportunidades presentes no mercado, o empreendedor de inova, cria novas soluções e surpreende com sua iniciativa.

Assume  riscos calculado

O empreendedor de sucesso se arrisca. Antes de se arriscar avalia as alternativas, as possibilidades de sucesso e insucesso e estabelece um Plano B.

Exigência de qualidade e eficiência

Os empresários de sucesso procuram sempre uma forma de melhorar o que fazem, diminuir o tempo de entrega ou reduzir o custo de produção, é o compromisso com a redução de custos e a necessidade dos clientes.

Persistência

Empreendedor de sucesso não desiste fácil. Quando encontram obstáculos eles buscam novas estratégias de alcançar os objetivos e mantem-se firme para alcançar seus objetivos.

Comprometimento

O empreendedor de sucesso cumpre o que prometeu. Isso significa que um bom empreendedor entrega o que anuncia sem desculpas.

Busca de informações

O empreendedor de sucesso buscar previamente informações e dados que é o alicerce da construção sólida dos negócios por meio de melhores tomadas de decisão.

Estabelecimento de metas 

Os empreendedores de sucesso são pessoas registram tudo o que querem fazer, sabem para onde querem ir e não andam a esmo.

Planejamento e monitoramento sistemático

O empreendedor de sucesso planeja, desenha as etapas que devem ser cumpridas para atingir os seus objetivos e acompanha sistematicamente se as coisas estão ocorrendo dentro do planejado, e ajusta o plano quando necessário.

Persuasão e rede de contatos

O empreendedor de sucesso tem a capacidade de despertar o interesse e inflamar o entusiasmo pelo seu negócio ou produtos.

A rede de contatos é essencial para sucesso pois em qualquer negócio é necessário clientes, fornecedor, concorrentes, parceiros ou aliados.

Independência e autoconfiança

O empreendedor de sucesso é autoconfiante, ele acredita que pode realizar e por ter segurança e autoconfiança não depende de outros para realizar o que precisa ser feito.

Agora que você conhece as características do empreendedor de sucesso faça uma autoavaliação e saiba quando você possui características do empreendedor de sucesso.