COACH EM RECIFE, Tibério Cruz

O Coach de Negócios Tibério Cruz em Recife, PEO Coach Tibério Cruz, é Engenheiro Químico por formação, dotado de um raciocínio abstrato aguçado, e com uma experiência de nove anos na consultoria de pequenas empresas elaborando planos de negócios, planejamento estratégico, implantação de programas de qualidade e apoio à empresários na abertura e consolidação de negócios, desenvolvimento de mercado e sistemas de gestão.

Além disto,  é Master e Business Coach  patricioner em PNL, especialista em  resignificação de crenças e gestão de estresse.

Experiente em gestão de implantação de empreendimentos atuando no desenvolvimento e integração de projetos de engenharia, gestão de riscos e gestão de mudanças.

 

 

Os Benefícios do Coaching de Negócios 

O Coaching de Negócios está focado em resultados, demanda investigações e ações concretas. Ele também produz mudanças positivas e duradouras não só no gestor ou empresário, mas na sua equipe, no seu negócio e consequentemente nos seus resultados financeiros, além de vários outros benefícios, como:

Em síntese, o Coaching de Negócios é um grande aliado para aumentar o desempenho dos profissionais, líderes, uma vez que se diferencia dos demais processos por potencializar os pontos positivos, ajudar a eliminar os pontos “fracos” e maximizar os resultados da empresa em menor tempo.

Veja também:
O que é Coaching?

Coaching de Negócios

O QUE É COACHING?

Existem vários conceitos e abordagens sobre o Coaching, que exploraremos a seguir com objetivo de esclarecer os termos chaves: Coaching, Coach e Coachee. Iniciaremos com definições de Coaching segundo a Global Coaching Community :

“É uma parceria entre Coach (profissional) e cliente (Coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente. ”

“Processo sistematizado onde um coach acompanha, e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”

“Metodologia de desenvolvimento humano, onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”

De acordo com José Roberto Marques, Coaching é um processo, que utiliza técnicas e ferramentas e recursos de diversas ciências produzindo mudanças positivas e duradouras, fazendo com que as pessoas atinjam o seu potencial máximo e alcance suas metas. Destaca ainda que o processo utilizado pelo Coach  é aplicável em todos os aspectos da vida de uma pessoa, permitindo que ela alcance o pico de suas potencialidades – o que em geral, não se consegue sozinho.

Diferença Entre Coaching, Terapia e Consultoria

Ressalta-se que Coaching diferencia-se dos processos terapêuticos, consultoria e aconselhamento.  O Coaching não foca o passado, o que é típico do processo terapêutico, é um processo que visa o futuro e eventualmente retorna ao passado para ressignificar eventos que possam estar impedindo o desenvolvimento pessoal do Coachee, interferindo no seu modo de agir. Tão pouco o Coaching é consultoria, pois o Coach não é um especialista, que se propõe a dar soluções prontas para os diversos problemas.

O papel do Coach é demonstrar para o indivíduo que ele tem as respostas dentro de si, auxiliando-os a encontrá-las. Também não é conselheiro, pois não decide pelo Coachee, não aponta soluções, nem dá conselhos indicando o melhor caminho. Burton faz uma abordagem em que inclui o papel do Coachee na definição do processo de Coaching. O autor ressalta que Coaching é uma parceria criativa entre duas pessoas, que inspira um novo pensamento e conduz a mudanças. Desta forma Coaching é o resultado do relacionamento de duas pessoas que compartilham conhecimento, cocriam e planejam para acelerar  alcancar as metas e  atingir objetivos.

Autoconhecimento e Coaching

Marques corrobora com esta visão, colocando como centro do processo de Coaching, o Coachee. O processo tem como objetivo maior o autoconhecimento do Coachee e as respostas para o autoconhecimento que está dentro dele mesmo. O Coach é aquele que apenas apoia com estímulos externos levando o tutelado à reflexão, mas sempre as soluções surgirão do próprio Coachee. Uma das máximas do Coaching é “Ouse ir Além”.  Seja como for, para ir além é necessário ter metas, objetivos e motivação para atingi-las. No entanto a tomada de decisão e ação para o sucesso destas metas e objetivos ocorrerá se o Coachee alinhar as metas e objetivos a sua lenda pessoal.

Mudança de Mindset

O Coach usa uma sistemática, ferramentas e técnicas, que aplicados em sessões de atendimento tem o potencial de gerar uma mudança de mindset no Coachee por meio do autoconhecimento. Mindset é um termo comum no vocabulário de origem inglesa, tem como tradução literal mente configurada ou configuração da mente. Mas, afinal,  como compreender esta configuração da mente?

Nesse sentido é interessante pensarmos na metáfora citada por Conrado Adolpho .  Ele considera que a mente é um computador onde estariam instalados vários softwares, alguns bons, outros nem tanto. Este conjunto de hardware e software determina a forma como você vê o mundo e como toma decisões. Quando existem softwares que indicam soluções ruins ou inadequadas impedindo ou retardando, que você atinja os seus objetivos, é hora de mudar o software ou mudar o mindset.

Em outras palavras, este modo como se vê o mundo é como um mapa formado pelas crenças e valores. As  crenças e valores determinam quem somos e como cada um toma as decisões. Desta forma, se o mapa está contribuindo para não atingirmos nossos objetivos é importante repensar e reescrever um novo mapa. Autoconhecimento, autoconsciência das limitações gera decisão de mudança de mindset. A consolidação de uma nova configuração da mente ocorre quando o Coachee realiza ações em direção aos objetivos por ele estabelecidos. Ou seja, sem ação, ou ações, não será possível avançar, não será possível cocriar, e o processo de Coaching está incompleto e fadado ao insucesso.

Acima de tudo, o sucesso no Processo de Coaching ocorre quando o Coach compreende as reais necessidades do Coachee, e o Coachee comprometido realiza as ações definidas em comum acordo para cumprir um plano de ação para atingir os resultados desejados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *